Características Principais
- Grupo: Quartzo.
- Dureza: 6,5-7.
- Materiais de origem: Dióxido de silício, misturas de anfíbolo e manganês.
- Coloração: Inclusões verdes e musgosas, em parte vermelha.
- Locais onde é encontrada: Brasil, EUA, África do Sul, China.
Crenças e Mitos
A Ágata-Musgo pertence à família das ágatas e há muitos séculos é respeitada como **pedra da sorte e amuleto**. Jogadores ainda a usam com o intuito de obter grandes lucros. De acordo com lendas árabes, a Ágata-Musgo confere ao seu usuário a capacidade de distinguir entre os verdadeiros e falsos amigos.
Efeitos Terapêuticos
Para o Corpo
A Ágata-Musgo tem um forte efeito curativo sobre o pâncreas, protegendo de doenças metabólicas e equilibrando o nível de açúcar no sangue. A água preparada com essa pedra ativa as funções renais, da bexiga e intestinais. Durante a gravidez e o parto, o uso regular da Ágata-Musgo pode auxiliar na dilatação do útero e da musculatura abdominal, além de relaxar a vagina, podendo evitar intervenções cirúrgicas.
Para a Psique
Esta pedra nos proporciona uma união consciente com a natureza. Usada como cordão ou amuleto, pode ajudar pessoas a se livrarem de vícios ou de um estilo de vida indesejado, fortalecendo a **autoconfiança**. Na meditação, a Ágata-Musgo penetra profundamente no chakra do coração, nos fazendo reconhecer que tudo provém da natureza e precisa de tempo para crescer. Ela traz conhecimento interior, firmeza, tranquilidade e energia vital.
Uso e Correspondências da Ágata-Musgo
- Indicado para: Pâncreas, doenças metabólicas, nível de açúcar no sangue, rins, bexiga, intestino, gravidez, dilatação do útero, glândulas mamárias, seios, vagina, musculatura abdominal. Promove ligação com a natureza, libertação do vício, autoconfiança, conhecimento, firmeza, tranquilidade e energia vital.
- Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.
- Meses: Maio e Junho.
- Signos: Gêmeos (21/5 a 20/6).
- Profissões: Cozinheiro, Fazendeiro, Jardineiro, Veterinário.