É um mineral de cobre extraído do México. É a evolução da calcopirita. Pedra muito poderosa. Conhecida por suas cores iridescentes, foi apelidada de **pedra pavão**. Promove felicidade e alegria, te faz entrar em sintonia com as forças positivas da vida e canalizar essa energia para os outros. Traz a capacidade de ver e aceitar a alegria em qualquer momento. Faz o entendimento de que não há nada errado em qualquer aspecto de sua encarnação. Faz o alinhamento dos chacras. Remove a ilusão de que você e Deus estão separados. Retira todas as idéias ou pensamentos que não lhe servem mais. Pedra de proteção. Trabalha bem os desequilíbrios do metabolismo.
A brasilianita ou brasilianite é um fosfato básico de sódio e alumínio, de fórmula química $NaAl_3(PO_4)_2(OH)_4$. Cristaliza na classe prismática do sistema monoclínico, em exemplares de hábito prismático de cor amarelo-esverdeada, às vezes transparentes ou translúcidos. Forma-se em pegmatitos graníticos. Utiliza-se como gema. As principais jazidas são as do estado brasileiro de Minas Gerais, de Palermo Mine e de Smith Mine, no estado norte-americano de New Hampshire.
Esta é uma pedra brasileira muito rara. Acredita-se que trabalha com o terceiro olho e com os centros do coração. Ela permite que se leve o amor e a compreensão dos relacionamentos para o nível seguinte. Possuindo energias de alta vibração, a Brasilianita fortalece o desejo espiritual e é uma das melhores pedras para auxiliar a entender os sentimentos alheios, em qualquer tipo de relacionamento. Ela proporciona o entendimento necessário para que se compreenda o que é preciso para que os relacionamentos cresçam e ajuda a enxergar o que pode ser feito para melhorá-los.
A Brasilianita ajuda a compreender as crianças e suas necessidades de carinho, fazendo com que os pais possam criar seus filhos de forma mais saudável. Acredita-se que a Brasilianita tem conexão direta com a antiga civilização de Atlântida e que, por ser uma pedra altamente criativa abre, espiritualmente, os dons metafísicos e mostra como conseguir realizar proezas sobrenaturais que estão além das capacidades humanas. Este cristal é associado ao poder criativo e à força de vontade direcionada que foi fundamental para o povo de Atlântida em muitas de suas realizações. Se essas energias fossem mal usadas, a Brasilianita limparia o passado e reabilitaria a integridade da alma.
Psicologicamente, a Brasilianita ajuda aqueles que têm dificuldades em estabelecer limites para eles mesmos e para os outros, ensinando onde termina o direito de um e onde começa o do outro. Ela, desta forma, ensina também a dizer não. Este cristal amarelo-esverdeado ajuda na obtenção da coragem necessária para mostrar ao mundo as próprias ideias e, portanto, é um excelente aliado para escritores e artistas. Ela permite que seu portador saia de seu próprio mundo e compartilhe seus dons e talentos com os outros.