O nome zircão deriva da palavra árabe zarqun, ou seja, vermelho, ou da palavra persa zargun, que significa dourado. Estas palavras são corrompidas em "jargoon", um termo aplicado a cristais de zircão de cor clara. O zircão amarelo é chamado jacinto, palavra de origem indiana. Na Idade Média, todas as pedras amarelas de origem indiana oriental eram chamadas jacintos, mas hoje este termo se restringe ao zircão amarelo. Ele é conhecido desde a antiguidade, mas sob diversos nomes. Ele pode ser incolor (raro), mas também amarelo, castanho, alaranjado, azul à azul violáceo (dito estarlita)…e principalmente verde castanho e vermelho sombrio, o vermelho cor de fogo sendo nomeado hyacinta. Seu teor elevado em elementos radioativos vinculam variações bastante consideráveis de seus componentes físicos: zircões "metamitos". Sua refringência elevada e sua forte dispersão lhe dão um brilho vivo e intenso. Existe zircão em chatoyance.
Antigamente, o Zircão era utilizado para proteção contra roubos, relâmpagos, lesões corporais e doenças em geral. Cada cor que apresenta ressoa com um chakra diferente e promove amor incondicional por si mesmo e pelos outros. O Zircão harmoniza sua natureza espiritual com a terra e promove o alinhamento dos corpos físico e sutis. Ele ajuda-nos a reconhecer que somos seres espirituais em uma jornada humana e destaca a unidade da qual todos somos provenientes. Esta pedra de discernimento psicológico, reúne os opostos e estimula a tenacidade. Mentalmente, o Zircão favorece o pensamento claro e ajuda a separar o que é importante do que não é. Superando o racismo e o preconceito, ela nos ensina a fraternidade e dissipa do corpo emocional as marcas da discriminação, vitimização, homofobia e misoginia, desta e de outras vidas. Emocionalmente, o Zircão ensina a lealdade e é conhecida como pedra da virtude e, tradicionalmente, foi usada em testes de celibato. Benéfico para sinergia, ciática, câimbras, insônia, depressão, ossos, músculos, vertigem, fígado e irregularidades menstruais. Esta seria uma "pedra de força", de forte energia, centrada sobre a terra e lhe é atribuído uma força poderosa. Trazendo a força, ele convém a todos estes que ressentem a necessidade para compensar uma fraqueza. O incolor ajudaria a obter sucesso nos negocios. Contendo muitas inclusões, dentre elas algumas radioativas, o zircão possuiria um grande poder: a utilizar com precaução. Como pedra vermelha, ele seria desaconselhado aos agressivos, irritados, poderia-se utiliza-lo em quase todos os chakras. Pedra preciosa natural, transparente, constituída pelo silicato de zircônio, e que pode ter coloração amarela, verde, castanha, vermelho-alaranjada (esta última, variedade chamada jacinto, muito procurada), ou ainda azul-esverdeada. (O elevado índice de refração aproxima o zircão do diamante, mas a pouca resistência o afasta deste.) O Zircão pode causar tontura naqueles que usam marcapasso ou são epiléticos. O Zircão fortalece a sabedoria e estimula o respeito em relação não só às pessoas mas, também, aos lugares, objetos e situações. É associado ao chakra de base e ao chakra do plexo solar, equilibrando e combinado as energias destes chakras. O Zircão ajuda-nos a enxergar a verdade e é uma ferramenta eficaz para aliviar a dor.
Este cristal, encontrado no Brasil, Austrália, Estados Unidos, Sri Lanka, Ucrânia, Canadá, etc, pode receber tratamento térmico para realçar suas cores ou, ainda, pode ser produzido artificialmente e algumas de suas cores não são facilmente encontradas na natureza. O Zircão possui intensas energias espirituais e tem a capacidade de levar as energias dos chakras superiores aos inferiores. Este cristal possui forte energia de cura e vibração de ancoragem espiritual muito eficaz. Considerado o cristal mais antigo do mundo com, aproximadamente, 4,4 bilhões de anos, o Zircão deve seu nome ao idioma persa.
Cores específicas e suas propriedades:
- Zircão Marrom: muito útil para ancoragem e centralização.
- Zircão Vermelho: empresta vitalidade ao corpo, particularmente, durante períodos de stress. Adiciona poder a rituais que tem como objetivo criar fortuna e riqueza e ativa a libido e o chakra base.
- Zircão Laranja: é um talismã eficiente para se usar durante viagens, já que protege contra acidentes. Este cristal aumenta a beleza e protege contra a inveja e estimula o chakra sacral e a criatividade.
- Zircão Amarelo: ajuda a atrair o sucesso nos negócios e no amor e eleva a energia sexual. Ameniza a depressão e torna seu usuário mais alerta. Esta cor ativa e limpa o chakra do plexo solar.
- Zircão Verde: atrai abundância e estimula o chakra do coração.
Forma de ocorrência: mineral acessório comum em grande variedade de rochas ígneas e metamórficas ácidas. Devido às suas propriedades físicas e resistência química, é um encontrado em quase todos os sedimentos detríticos, sendo importante mineral rastreador. No Brasil é produzido a partir de concentrados de minerais pesados de depósitos arenosos, nos Estados da Paraíba e Rio de Janeiro.
Propriedades Físicas:
- Gemas aproximativas: Água-Marinha, Andratita, Crisoberilo, Diamante, Grossularia, Hiddenita, Safira, Sinhalita, Titanita, Topazio, Turmalina, Vesuvianita
- Cor principal: vermelho
- Outras cores: azul, castanho, incolor, amarelo, laranja, verde, violeta
- Cor do traço: branco
- Brilho: diamantado, resinado
- Dureza: 6.5 à 7.5
- Densidade: 3.93 à 4.75
- Clivagem: imperfeito
- Fratura: concoide
- Signos: Libra, Virgem e Touro
- Hyacinta para os Áries, os Escorpiões e os Cânceres.
Conhecida como pedra da virtude, leva o indivíduo a sintonizar-se com as forças naturais do universo. Alinha os corpos. Proporciona uma iluminação dinâmica. Te leva para o reconhecimento e conhecimento que todos nós somos parte do Todo, nos relembrando nossas metas para evolução espiritual dentro da realidade humana. Zircão possui uma forte energia espiritual, irá ajudá-lo a amar a si mesmo e aos outros. Torna seus pensamentos mais puros, te alinhando com o coração e desenvolvendo a compaixão. Leva a energia espiritual para todos os chakras, ancorando esta energia no chakra base, ajudando no aterramento. Trata-se de uma excelente pedra para meditação, ajuda a estimular a sua força em um propósito, especialmente se você deseje alcançar um objetivo específico com a meditação, proporcionando a manifestação de seu proposito. Zircão ajuda o indivíduo a ser mais organizado e de agir de forma mais eficaz, para alcançar seus objetivos. Fornece um escudo de luz ao redor do corpo como proteção contra a energia espiritual negativa.