
Limonite ou limonita é um termo aplicado a um grupo de óxidos de ferro hidratados, amorfos e de cor amarela ou acastanhada, formados a partir da oxidação de minerais que contêm ferro. Pode também ocorrer como precipitado em lagos e pântanos. Ocorre sob as mais variadas formas sendo comum encontrá-la na forma de material de revestimento ou em massas terrosas; os solos amarelados devem a sua cor à limonite. É um minério pouco utilizado de ferro. É o mineral típico das laterites. Geralmente contém de 50 a 66% de Ferro.
Pedra de aterramento e de proteção. Traz estabilidade e conforto a vida. Estimula a força interior, especialmente sob condições extremas. Protege contra pensamentos negativos. Ajuda a utilizar os poderes infinitos da mente. Aumenta a telepatia e a intuição. Melhora a estabilidade psíquica e a serenidade emocional. Purificar as aspirações e a vontade de realizá-las. Ótima pedra para jovens, pois ajuda a manter os pensamentos na retidão e não se desviar por influencias maléficas.
Características e Propriedades
- Fórmula Química: Fe(OH)3.nH2O
- Brilho: submetálico a fosco
- Clivagem: não possui pois é uma substância amorfa
- Cor: preta, amarela, marrom
- Fratura: conchoidal
- Transparência: opaco
- Dureza (Escala de Mohs): 5 - 5,5
- Densidade: 3,3 a 4,3 g/cm3
- Hábito: mamelonar, botrioidal, dendrítico, massivo, pseudomorfos de pirita, magnetita, granadas.
- Traço: ocre, marrom
- Chakras: Sacral, básico e da terra.
- Signos: Virgem
- Etimologia: do francês limon=lama em referência ao fato de que em pó dá a cor típica das lamas e da ferrugem
- Outras observações: O dicionário Aurélio também registra a forma limonito, substantivo masculino, como sinônimo de limonita