
A Shattuckite é um mineral de hidróxido de silicato de cobre. Ocorre em uma forma de massa granular e também em cristais aciculares fibrosos. É um mineral de silicato de cobre relativamente raro, descoberto em 1915 nas minas de cobre de Bisbee, no Arizona, especificamente na mina Shattuck, de onde deriva seu nome.
É um mineral secundário que se forma a partir da alteração de outros minerais. Na Mina Shattuck, forma pseudomorfos após a Malaquita. Um pseudomorfo é a substituição atômica de uma estrutura cristalina por outra, com pouca alteração na forma externa do cristal original.
Atributos e Propriedades Metafísicas
A Shattuckite é a pedra para aqueles que "estão em sua Verdade". Ela apoia a partilha da verdade por meio de ações, não apenas palavras, e é útil para curar relacionamentos onde palavras ou pensamentos de julgamento causaram dano. Esta pedra ensina a auto-responsabilidade como o primeiro caminho para a consciência espiritual. Ela ajuda a entender onde a vida está fora de alinhamento com a verdade, auxiliando a criar pensamento e ação com integridade.
A Shattuckite é uma pedra de conexão com os reinos internos, proporcionando uma compreensão clara e uma comunicação de informações vindas do Espírito. Ela estimula as habilidades mentais e intuitivas a trabalharem em uníssono, sendo muito útil para quem estuda astrologia, tarô, runas, I Ching e outros guias oraculares. É uma pedra sagrada e espiritual que aumenta a vibração e amplifica pensamentos, trazendo uma visão metafísica clara. Facilita a comunicação com extraterrestres e remove comandos hipnóticos contra o uso da visão psíquica. O Shattuckite é fortemente protetor durante a canalização, garantindo que a entidade não tome conta do corpo físico e que a fonte contatada seja a mais pura.
As pedras com tons predominantes de azul-índigo estimulam a visão interior (chakra do terceiro olho). As de tons de azul-claro ajudam nos processos mentais e de comunicação (chakra da garganta), e as de tons verdes trabalham com o chakra do coração. A Shattuckite é conhecida como a "Pedra da Reconciliação", pois tem a reputação de curar problemas em relacionamentos e levar à responsabilidade por ações passadas. Ela acalma a mente, ajuda a criar harmonia e estimula o intelecto.
Para quem acredita em vidas passadas, esta pedra pode ser uma forte aliada, pois diz-se que ela ajuda a curar e a limpar bloqueios trazidos de existências anteriores. A Shattuckite é uma pedra principalmente espiritual, mas também pode ser usada em terapia com cristal para curar o baço e atuar como um tônico geral.
Propriedades Físicas
- Categoria: Inosilicato
- Fórmula: $Cu_5(SiO_3)_4(OH)_2$
- Classificação Strunz: 9.DB.40
- Sistema de cristal: Ortorrômbico
- Cor: Azul escuro e azul claro, turquesa. Há predominância de tons azuis, bem como de turquesa, verde, vermelho, marrom e creme.
- Hábito de cristal: Agregados esferulíticos de cristais aciculares.
- Clivagem: Perfeita ao longo de [010] e [100].
- Dureza da escala Mohs: 3,5.
- Brilho: Opaco a sedoso.
- Traço: Azul.
- Diafanidade: Translúcido a opaco.
- Gravidade específica: 4.1 (pesado para um mineral não metálico).
Propriedades Metafísicas
- CHAKRA(S): Garganta, Terceiro Olho, Coroa, Coroa Superior e Coração Superior.
- VIBRAÇÃO: Número 11 e 2.
- ZODÍACOS: Libra e Touro.
- CARACTERÍSTICAS: Intuição, Comunicação, Canalização.
- ELEMENTO: Água e vento.
Origem e Usos
O nome desta pedra é derivado de onde foi encontrada pela primeira vez, na mina Shattuck, no Arizona. Já foi encontrada em diversos locais, incluindo outros lugares nos EUA, Grã-Bretanha, Grécia, Áustria, Alemanha, Noruega, Congo, Namíbia e África do Sul. Muitas vezes, é encontrada em combinação com uma variedade de outros minerais.
A Shattuckite é uma pedra excelente para aqueles que desejam abrir seu canal psíquico, pois facilita a conexão com guias e professores espirituais, bem como com espíritos do falecido. Ela também ajuda a traduzir imagens e símbolos canalizados em sabedoria e orientação. É uma pedra excelente para professores, palestrantes, ministros e outros que utilizam a comunicação verbal como habilidade principal.
Aviso: Esta pedra contém cobre e, por isso, não deve ser usada para fazer elixires para beber. A pedra não deve ser deixada na água para consumo posterior.
A energia de Shattuckite combina bem com Turquesa, Crisocola, Larimar, Ajoite, Fenacita e Lápis Lazúli.