KOSNARITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral

KOSNARITA

Kosnarita é um mineral que ocorre muito raramente da classe de minerais de fosfatos "arseniatos, e vanadatos" com a composição química KZR 2 [PO 4 ] 3 [1] e, assim, quimicamente visto como um potássio - Zircônio - fosfato.

Kosnarita cristaliza no sistema de cristal trigonal e desenvolve cristais romboédricos ou por geminação pseudocúbicos com brilho vítreo sobre as superfícies. Em forma pura, Kosnarita é incolor e transparente. No entanto, também pode assumir uma cor azul claro a azulado ou cinza azulado devido a exposições externas, pelo que a transparência diminui de forma correspondente.

Etimologia e História

Foi descoberto pela primeira vez Kosnarita em um pegmatito - pedreira em Mount Mica em Paris no Estado de Maine e descrito em 1993 por Michael E. Brownfield, Eugene E. Foord, Stephen J. Sutley, Theodore Botinelly que (os minerais por parte do revendedor mineral Richard Kosnar 1946-2006) do Colorado.

Uma vez que o material da pedreira de pedra próxima na Black Mountain, perto de Rumford, também foi usado para a análise da composição, essa localidade também é considerada uma localidade tipo para o Kosnarita.

O tipo de material do mineral está listado no Museu Nacional de História Natural em Washington, DC, EUA, sob o catálogo no. 170369 e 170370.

Classificação

O Kosnarite já era parte da classe mineral dos "Fosfatos, Arseniatos e Vanadates" na antiga, mas ainda 8ª edição da Mineralsystematik, depois de Strunz, e ali para a divisão dos "fosfatos sem água [PO 4 ] 3-, sem aniões estrangeiros" Ele era o único membro do grupo não identificado VII / A.17.

A 9ª edição do Strunzian Minerals System, que está em vigor desde 2001 e utilizada pela International Mineralogical Association (IMA), também colocou o Kosnarite nos "Fosfatos, etc., sem aniões adicionais, sem H2O". No entanto, isso é subdividido pelo tamanho relativo dos catiões envolvidos, de modo que o mineral é encontrado de acordo com sua composição na subdivisão "Com catiões médios e grandes", onde é o único membro a fazer o grupo não identificado 8.AC.60.

Além disso, o sistema predominantemente angloparlante dos minerais para Dana classifica o Kosnarite na classe de "Fosfato, Arseniato e Vanadato" e lá na divisão do "Fosfato sem água" etc.

Aqui ele é o único membro / junto com o grupo não identificado 38.04.12 na subseção "Fosfatos sem água, etc., A + XO4".

Estrutura de cristal Kosnarite cristaliza trigonal no grupo espacial R 3 c (grupo espacial n. ° 167) com os parâmetros da rede a = 8,71 Å e c = 23,89 Å, bem como 6 unidades unitárias por célula de elemento.

Educação e Localizações

Kosnarita pseudocúbica em albite do distrito de Jenipapo, Minas Gerais, Brasil (tamanho total da amostra: 3.1 cm × 2.6 cm × 1.7 cm) O Kosnarita se forma durante a fase tardia das transformações hidrotermais em pegmatites graníticas, possivelmente a partir de beryll e zircônio.

O mineral foi encontrado na paragênese com albite, eosforita, fluorapatita, moraesite, quartzo, siderite e zircônio em seu tipo loci e anteriormente apenas fundações nos EUA Mount Mica e Black Mountain, no Maine. Além disso, Cyrilovit, Schörl, Selwynit e Wycheproofit foram encontrados na pedreira de granito Wycheproof na Australian Bulokeshire (Victoria) como outros minerais complementares.

Jorge Pegmatite no distrito de Jenipapo do Rio Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais, e a mina a céu aberto de Chaquicocha, no departamento peruano de Cajamarca, pertencente à mina de ouro Yanacocha.

Detalhes e Propriedades

Nome:
Nomeado por Michael E. Brownfield, Eugene E. Foord, Stephen J. Sutley e Theodore Botinelly em homenagem a Richard Andrew "Rich" Kosnar (13 de novembro de 1946, Jersey City, Nova Jersey, EUA - 15 de janeiro de 2007), comerciante mineral da Colorado (Mineral Classics). Ele era um especialista em minerais de traprock de Nova Jersey, pegmatita e minerais de tipo alpino e locais de Colorado. Em 1977, ele reabriu a mina Sweet Home para espécimes.
Locais onde pode ser encontrada cada cor:
Mount Mica Quarry (Mount Mica Mine), Paris, Oxford Co., Maine, EUA
Black Mountain Quarry (pegmatite da montanha negra), Rumford, Oxford Co., Maine, EUA

Fórmula química:KZr 2 [PO 4 ] 3 [1]

Outros nomes: IMA 1991-022

Classe de mineração: Fosfatos, arseniatos e vanadatos

Sistema Strunz para Dana: 8.AC.60 (8ª edição: VII / A.17)

Sistema de cristal: trigonal

Classe de cristal: ícone ditrigonal-escalenoédrica; 3 " 2" / m "

Grupo espacial: R 3 C (# 167).

Parâmetros de rede: a = 8,71 Â ; c = 23,89 Â [1]

Unidades de fórmulas: Z = 6 [1]

Dureza de Mohs: 4,5

Densidade: medido: 3.194 (2) D (calc.) = 3.206

Fração: {10 1 2}; Indistinto após {0001}

Vítreo; tenacidade: muschelig; quebradiço

Cor: azul claro para verde azulado, cinza azulado para quase incolor

Cor do traço: branco

Transparência: transparente para translúcido

Lustro: vítreo

Índices de refração:

  • n ω = 1.656
  • n ε = 1.682
  • birefringence: δ = 0,026

Caráter ótico: dois eixos positivos

Para conhecer sobre outras pedras clique aqui

Sobre a loja

A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Cristiana Oliveira do Nascimento - CNPJ: 42.553.872/0001-27 © Todos os direitos reservados. 2025