Muito ligado à energia da terra, o Jaspe Africano oferece estabilidade e equilíbrio. Ele auxilia no sistema imunológico e é benéfico em trabalhos de análise e regressão, agindo como um desbloqueador de experiências passadas.
O que o Jaspe significa?
O jaspe é uma variedade semicristalina de agregado de quartzo opaco, finamente granulado, de cores diversas e aspectos muito variados, manchado irregularmente ou com camadas, sendo a cor mais comum a vermelha.
- Os nativos americanos usaram o Jaspe em cerimônias para trazer chuva e para a adivinhação. No Egito antigo eram usados como amuletos, esculpindo-os em forma de besouro, e um antigo rei egípcio, Nechepsus, o usava para fortalecer seu aparelho digestivo.
- Na Idade Média foi considerado a pedra dos vencedores, colocada em suas espadas, como foi o caso de Sigifrido, que usava um jaspe Balmung no punho.
- A palavra jaspe, vem do grego 'iaspi' que significa "pedra manchada".
- Na Antiguidade o jaspe tinha uma grande reputação como provocador de chuvas e ajudava na adivinhação.
- No século IV, o jaspe era reconhecido como dispersador de espíritos malignos e protetor daqueles que o usavam contra mordidas de criaturas venenosas.
- Um autor anônimo alemão do século XII, assegurava que, se o jaspe fosse colocado em uma mordida de cobra, o veneno da ferida seria totalmente absorvido.
- O jaspe era incrustado em ouro e usado sobre o peitoral dos grandes sacerdotes no tempo de Aarão.
- Galeno recomendava amarrar jaspe na coxa das mulheres para facilitar o parto.
- Os antigos romanos usavam o Jaspe e acreditavam que ele afastava demônios e espíritos malignos.
- Os antigos gregos acreditavam que o Jaspe assegurava ao seu usuário harmonia interior e um matrimônio feliz. As mulheres acreditavam que o Jaspe as livrava das moléstias femininas e lhes proporcionava uma gravidez harmônica.
- O Jaspe fazia parte das pedras mais valiosas da Antiguidade e é até mesmo mencionado nas revelações da Bíblia.
- A pedra de toque ou lidita é um jaspe preto utilizado para fazer prova de toque com ligas de ouro, as quais atritadas na sua superfície, deixam um traço que tratado por ácidos permite deduzir a proporção de ouro.
- Seus signos do zodíaco associados são Áries, Escorpião, Virgem, Câncer e Capricórnio.
- O termo 'jasper' vem do Oriente e nos tempos antigos era sinônimo de quartzo.
- Antes chamado "a mãe de todas as pedras", ele transmitiria a sabedoria, a força elementar, o amor de "nossa mãe a Terra". Suas virtudes são de estancar o sangue, de impedir o aborto e de favorecer o parto.
- Ele irradiaria permanentemente uma energia vital protegendo, purificando e vivenciando. Ele traria compaixão e sensibilidade, a vontade de fazer o bem e desenvolveria a eloquência, desenvolvendo também o olfato.
- Entre os judeus, o Jaspe tinha um significado muito importante. Eles acreditavam que o Jaspe era a primeira pedra fundamental da nova Jerusalém.
O Jaspe e a saúde
O Jaspe Verde é o mais raro quando se encontra em um único tom e é também mais valioso. Pode ser encontrado em tons mais claros ou mais escuros de verde. É uma pedra conhecida pelas propriedades de acalmar o espírito e diz-se que afasta os fantasmas. Restaura o equilíbrio do corpo emocional e ajuda a assumir o controlo dos pensamentos e emoções. É uma das melhores pedras para garantir um sono tranquilo. É uma pedra de energia física e de força física, estimula a estamina e a resistência e aumenta a quantidade de "chi" ou força de vida na aura. Desperta a coragem para enfrentar situações difíceis e desagradáveis. Estimula a justiça. Clareia a lembrança de forma eficaz os sonhos. Os nativos dos signos de Touro e Virgem podem ser muito beneficiados com a energia positiva do poderoso Jaspe. O Jaspe favorece os sistemas circulatórios e digestivos e os órgãos sexuais. Equilibra a quantidade de sais minerais no corpo. Psicologicamente, o Jaspe transmite determinação em todas as atividades. Ele fornece coragem para se familiarizar com problemas positivamente e apoia em situações de conflitos. Encontrado em todo o mundo, o Jaspe aparece em vermelho, marrom, amarelo, verde, azul e violeta e é uma pedra de ternura e relaxamento. O Jaspe é uma excelente pedra para ser usada pelas pessoas tímidas.
Onde Devemos usar?
Indicado para: Liberação, desoneração de cargas, alta consciência de responsabilidade, reconhecimento, liberdade, sono tranquilo, senso de segurança, acessibilidade, desacostuma de fumo e álcool. Ajuda no sistema nervoso, bexiga, gravidez, fígado, estômago, baço, excesso de peso e acúmulo de gordura.
Composição Química
Dureza: 7.
Materiais de origem: Óxido de sílica, dióxido com ferro, manganês, enxofre, traços de magnésio.
Coloração: Vermelho, vermelho-escuro, opaco.
Garimpos (origem ou extração)
Locais onde é encontrada: Brasil, África do Sul, Índia, Austrália, Madagascar.
Como é Extraído ou Garimpado o Jaspe
As pedras são extraídas do solo, nas minas encontradas em diferentes regiões. Ao serem retiradas, encontram-se cobertas com terra e com incrustações decorrentes dos muitos anos que estão depositadas. Atualmente, existem diversas maneiras que as pedras são vendidas: naturais, tingidas, polidas ou brutas, serradas de formas diferentes, dependendo do mercado alvo. Para a comercialização de pedras vendidas de forma natural, o processo mais utilizado para a finalização do produto passa pelo processo descrito abaixo.
Ao chegarem do garimpo, as pedras são descarregadas e cortadas, dependendo do destino final, podendo ser cortadas em chapas, porta-jóias ou objetos de ornamentação diversos. Após o corte, que é realizado em máquinas específicas, com água e óleo, é feita a lavagem, também utilizando água e detergente, e dependendo do grau de sujeira, pode ser utilizada soda cáustica, uma vez que na seção de corte, uma pequena fração do óleo utilizado para lubrificação das máquinas fica aderida na pedra.
O passo seguinte é a lixação e polimento, finalizando com outra lavagem, utilizando ácidos inorgânicos, água e detergente. Uma pequena quantidade de minerais é lavada com ácido muriático — uma lavagem mais eficaz — para remoção total de resíduos do processo. A conclusão do processo específico depende exclusivamente do modo pelo qual a pedra irá ser comercializada para o público alvo.
Resumo das Propriedades do Jaspe Africano em Terapias
Efeitos terapêuticos para o corpo: O Jaspe-Vermelho é uma pedra muito poderosa e pode estancar sangramentos. Ele harmoniza o sistema nervoso, minora as moléstias do fígado, estômago e baço. A água fortalecida com Jaspe tem efeitos regeneradores sobre o corpo. Em casos de gravidez, diminui náuseas e previne os frequentes vômitos, proporcionando às gestantes uma gravidez cheia de harmonia e amor ao nascituro.
Efeitos terapêuticos para a psique: O Jaspe-Vermelho tem poderes harmonizantes sobre as flutuações negativas do corpo. Ele funciona como um para-raios e nos livra dos influxos de outras pessoas, proporcionando um alto grau de harmonia interior, que se traduz em mais satisfação e compreensão no matrimônio, na amizade e no exercício da profissão. Na meditação, a penetração sobre o chacra impele as forças do Jaspe sobre a circulação sanguínea em todo nosso corpo. Com ele conseguimos uma fase de distensão e sentimos a nossa alma liberta de bloqueios e constrições.
Indicado para: Liberação, desoneração de cargas, alta consciência de responsabilidade, reconhecimento, liberdade, sono tranquilo, senso de segurança, acessibilidade, desacostuma de fumo e álcool. Sistema nervoso, bexiga, gravidez, fígado, estômago, baço, excesso de peso, acúmulo de gordura.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada.
Signos: Touro (21/4 a 20/5) e Virgem (23/8 a 22/9).
Chacras: Primeiro.
