Melanita
Seu nome vem do grego "negro" e contém titânio.
Foi descrita pela primeira vez em 1868, a partir de uma ocorrência em Drammen, Buskerud, Noruega. Foi assim designada em homenagem ao seu descobridor, o mineralogista brasileiro, estadista e poeta José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838).
Seu nome vem do grego "negro" e contém titânio.
Variedade de andradita de cor amarelo a amarelo limão, ou castanho, transparente, que deve seu nome à sua cor próxima da cor do topázio.
É a variedade cromífera, descoberta na Rússia no Oural no meio do século XIX°, é a granada a mais estimada, uma variedade de andradita verde, cujo nome vem do alemão "demant" significando diamante pois esta gema verde tem um aspecto brilhante como o diamante, ela foi destacada pelo célebre joalheiro russo Fabergé. Existe granadas ditas "mali" de amarelo à verde, sua composição química é próxima da grossularia e da andradita e elas são provenientes do Mali. Eles são chamados "grandita" contração de grossularia e andradita.
Demantoide: Apreciado em bijuteria, pois esta gema tem um aspecto brilhante, como o diamante! De tamanho pequeno e muito caro, o demantoide gema foi divulgado desde sua descoberta por Karl Fabergé, ourives e joalheiro dos tsars, que logo compreendeu que o brilho excepcional desta granada podia ser colocado em destaque nas joias... nessa época era a unica granada verde e sua unica jazida conhecida era na Rússia. Ela pode ser substituída por outras pedras verdes, havendo efeitos comparativos como o peridoto, a turmalina verde garrafa; a esmeralda. A apelação "diamante da Sibéria" ou "esmeralda do Oural" para a granada demantoide é proibida.
Melanita: A variedade negra, servia a fabricar joias para luto, mas é pouco procurada.
A granada é a pedra aniversário do 2° ano de casamento.
Fácil de manutenção, pode-se limpar sempre, pouco sensível aos produtos de lavar louça, ao calor, aos choques, elas são de uma dureza correta para serem usadas em joias. O demantoide deve ser protegido dos choques pois continua consideravelmente frágil.
Berilo, Crisoberilo, Esmeralda, Grossularia, Ortoclásio, Uvarovita, Peridoto, Espinélio, Titanita, Turmalina.
Como os cristais robustos e pesados, a andradita preta reforçaria a vontade, a força, a coragem, favoreceria a circulação sanguínea, ela simboliza o Yang na China, é uma pedra de âncora. Reforçando o físico, a andradita favoreceria a faculdade de arbitragem das tomadas de decisões em completa independência de espirito. As pedras claras amarelas ou verdes têm uma ação benéfica sobre o fígado, a vesícula; os intestinos em relação com o chakra do Plexo solar. Elas são uma forte fonte de energia.
Ocorre em skarns desenvolvidos em calcários impuros ou rochas ígneas cálcicas sujeitas a metamorfismo de contato; em xistos cloríticos e serpentinitos e em rochas ígneas alcalinas (tipicamente titaníferas). Os minerais associados incluem vesuvianita, clorita, epídoto, espinela, calcita, dolomita e magnetita. É encontrada na Itália, nos Montes Urais, Arizona e Califórnia no Oblast de Dnipropetrovsk na Ucrânia.
Tal como as restantes granadas, a andradita cristaliza no grupo espacial cúbico Ia3d, com parâmetro de célula unitária 12.051 Å a 100 K.
Há muito tempo a Granada vem se mostrando a guardiã das amizades verdadeiras. Ela nos presta bons serviços no matrimônio. Chegou-se a observar que a Granada, em fases difíceis da parceria, transformava-se para o escuro, até mesmo o negro. Quando ela reconhece os problemas, ameniza-os e volta a luzir com seu vermelho típico da paixão. Em meditação, a Granada encontra maior força mediante a colocação sobre centros sexuais básicos, efetuando sua influência sobre todo o corpo. O fogo vermelho-escuro da Granada retira rapidamente moléstias profundas da alma causadas por problemas na vida sexual.
Fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - ANDRADITA Aprenda Mais Sobre Este Mineral
A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.