Azurita

Tipo: Conhecimento de si próprio, abre o terceiro olho, telepatia.
Dureza: 3,5-4.
Materiais de origem: Cobre, carbonato, cálcio, cobalto, zinco, enxofre, ferro e cromo.
Coloração: Azul-marinho até azul muito escuro, opaca.
Locais onde é encontrada: EUA, México, Namíbia, Chile e Austrália.
Crenças e mitos
A Azurita já foi moída e transformada em pó pelos antigos gregos e romanos, e empregada como remédio e corante.
Efeitos terapêuticos para o corpo
A Azurita tem uma influência muito positiva sobre o sistema nervoso. Poupa os nervos e a estrutura da pele, tem efeito calmante e é eficaz nos casos de falta de concentração. A água de Azurita proporciona efeito curativo acelerado em caso de quebra de ossos.
Efeitos terapêuticos para a psique
A Azurita, devido à sua poderosa cor azul, funciona admiravelmente sobre o cérebro e para a abertura do terceiro olho. É muito apreciada como pedra de meditação, com ela se consegue rapidamente atingir uma planície mais elevada e um sentido de liberação maior e mais profundo. Limpa e libera a alma, proporcionando grande alegria e excepcional senso de satisfação.
Indicado para
Capacidade de aceitação de fatos, consciência, terceiro olho, capacidade de elaboração de acontecimentos, decisão, intuição, telepatia, compreensão, imaginação. Ossos, cabeça, coluna vertebral, nervos, calmante.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente.
Signos: Virgem (23/8 a 22/9), Sagitário (22/11 a 21/12), Peixes (20/2 a 20/3).
Profissões: Cientista, Detetive, Inventor, Psicólogo.
Planeta: Vênus.
Chacras: Frontal: ajuda no contato com os guias espirituais. Aumenta a habilidade psíquica, bloqueia a negatividade, estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.
Azurita é um mineral do grupo dos carbonatos com composição química Cu₃(CO₃)₂(OH)₂ (carbonato de cobre hidróxido). Cristaliza no sistema monoclínico, apresentando hábito prismático, sendo no entanto mais comum as ocorrências maciças, nodulares e estalactíticas. Possui uma dureza que varia entre 3.5 e 4 e peso específico variando entre 3.77 e 3.89.
A azurita é encontrada frequentemente em associação com a malaquita como resultado da alteração e oxidação de minerais de cobre.
O nome azurita tem origem na palavra árabe para azul. Desde há muito tempo usada como pigmento mineral azul. Usada também em jóias; os melhores espécimes são apreciados por coleccionadores de minerais.