A Espessartita é uma das variedades da granada. Pedra energizante que irradia tons dourado, laranja e vermelho. Promove proteção. Aumenta a criatividade, permitindo que se possa expressar livremente. Te ajuda a manifestar suas ideias, trazendo otimismo e eliminando o medo. Deixa a mente mais clara e racional, sendo uma ótima pedra para ser usada contra depressão.
A Espessartita vibra numa frequência muito alta. Ela acentua a vontade de ajudar os outros e fortalece o coração. É antidepressiva e combate pesadelos. Trata a intolerância à lactose e a falta ou excesso de cálcio. Fonte: A Bíblia dos Cristais 01 pág. 13.
Seu nome vem da jazida de Spessart-sur-le-Main na Baviera. Os mais belos provêm da África, na Namíbia, de uma jazida recentemente descoberta que produziu as famosas granadas "mandarim" de uma cor viva e de muito belo brilho, e que parece esvaziada. As granadas "malaya" são intermediárias entre o piropo e a espessartita e possuem a característica de mudar de cor conforme o tipo de luz (natural ou incandescente), variando de alaranjado a rosa firme. Elas foram descobertas nos anos 1990 (ver piropo).
Local de extração
Ela é uma granada, e encontram-se belíssimas na Namíbia (apelidada de "granada mandarim"), mas também na Birmânia, no Paquistão, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, no Quênia, em Madagascar, no Sri-Lanka, na Tanzânia e na Nigéria, de onde provêm belas pedras que lembram a cor da granada mandarim da Namíbia e são frequentemente confundidas com ela.
Utilização em joalheria
Pedra robusta, de um belo brilho e fácil de lapidar, por vezes de uma bela cor laranja viva (mandarim). Ela é montada em anéis, brincos e pingentes (talho em pera). A granada é a pedra de aniversário do segundo ano de casamento.
Cuidado e precaução no cotidiano
É de fácil manutenção como todas as granadas, basta lavar com água e detergente neutro, enxaguar com água pura e secar cuidadosamente.
Gemas aproximativas
Almandina, Andaluzita, Crisoberilo, Citrino, Grossularia, Opala, Esfalerita, Titanita, Topázio.
Litoterapia cultural e histórica
Ela estaria em relação com o chacra do plexo solar. Esta pedra teria uma ação benéfica sobre o apetite, para recuperar uma alimentação perdida, mas também um efeito sobre o desejo sexual que ela permitiria também de reencontrar. Dizem que ela permitiria de desculpar as pessoas ansiosas.
Imitações e tratamentos
Existem numerosas imitações: vidro colorido em vermelho alaranjado, espinélios e rubis sintéticos, óxido de zircônia sintético vermelho.
Características químicas
$Mn_3Al_2[SiO_4]_3$ silicato de manganês e de alumínio.
Características físicas
Cor principal: laranja. Outras cores: castanho, vermelho (todas as tonalidades desde o laranja). Cor do traço: branco. Brilho: diamantado, vítreo. Dureza: 6.5 a 7.5. Densidade: 4.12 a 4.20. Clivagem: imperfeito. Fratura: concoide, irregular (clivagem difícil).
Propriedades ópticas
Transparência: transparente.
Refringência: 1.790 - 1.820.
Birrefringência: 0.000 (nula, isotrópica, por vezes algumas pedras apresentam uma anomalia).
Dublagem: não.
Dispersão: 0.027 (0.015).
Pleocroísmo: ausente.
Número de cores: 1 (Isotrópico).
Espectro de absorção: 432 - 412.
Fluorescência: inexistente.
Inclusões: sólidos (apatita) e líquidos, geada de cura. Cristais: hexotaedros, dodecaedros.
Sistema cristalino: cúbico.
Outras informações
Signos do zodíaco: áries, gêmeos, leão, virgem, escorpião.
Mês: janeiro.