MINERALOIDE - Aprenda Mais Sobre Este Mineral ou Mineraloide

obsidianas.pngSolido de ocorrência natural, semelhante a um mineral.

Entenda que este sufixo óide quer dizer "Parecido com" Mineral + óide (Mineralóide)

Assim sendo uma substância solida de ocorrência natural, semelhante a um mineral, com uma certa constância de composição química e de características físicas, mas que não apresenta a organização cristalina típica dos minerais.

abalone_concha.jpg

Os mineralóides formam-se, muitas vezes, pela floculação de colóides e ressecação de gel apresentando, em consequência, frequentemente, hábitos botrioidal ou mamelonar e pisolítico e fácies concrecionados, muitas vezes, como uma mistura de finas porções amorfas com fases minerais criptocristalinas, localizadas ou incipientes.
Tambem ocorrem mineralóides com origem orgânica (são biogênicos), como a colofana (fosfato de cálcio amorfo que ocorre em alguns ossos fósseis), o âmbar (originado pela fossilização de resinas de árvores).
Os denominados "minerais amorfos", como a opala, apesar de manterem uma certa constância de composição química e de características físicas, não apresentam a organização cristalina dos minerais, sendo classificados como mineralóides (parecidos com minerais); a designação "mineral amorfo" deve ser abandonada.
Alguns autores incluem substâncias naturais, líquidas nas condições atmosféricas, como a água e o mercúrio, na classificação de mineralóides pelo fato de serem substâncias naturais o que cria um sério problema terminológico, pois essas substâncias não são parecidas com minerais, visto que estes, obrigatoriamente, devem estar no estado sólido.

WIKI

Mineraloide é a designação dada a materiais de origem geológica que apresentem características semelhantes às dos minerais, mas não sejam cristalinos ou, quando sejam, não tenham uma composição química suficientemente uniforme para poderem ser considerados com um mineral específico. Substâncias produzidas pelo homem ou qualquer outro ser vivo que tenham características de minerais também são chamadas mineraloides, como o gelo que criamos em geladeiras ou a concha de um molusco, por exemplo.
Entre os mineraloides encontram-se substâncias de interesse económico e gemológico, como a obsidiana (que por ser um vidro e não um cristal não é um mineral), o azeviche (que na realidade é uma forma densa de carvão) e a opala (devido à sua natureza não cristalina). O mesmo acontece com o âmbar, uma substância orgânica não cristalina de origem geológica.
As pérolas são por vezes consideradas como um mineral, devido à presença de cristais de carbonato de cálcio na sua estrutura, mas são melhor classificadas como um mineraloide, devido à sua origem biológica sem transformação geológica e por conterem um ligante orgânico que lhes dá uma composição química não uniforme.

cabqepi019a-275x300.jpg

fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - MINERALOIDE - Aprenda Mais Sobre Este Mineral ou Mineraloide
Sobre a loja

A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Cristiana Oliveira do Nascimento - CNPJ: 42.553.872/0001-27 © Todos os direitos reservados. 2024