A Silimanita nos traz serenidade, a quietude sem fim e a calma do panorama visto do topo de uma montanha pedra de meditação.
A sillimanite, é um mineral de aluminossilicato, com fórmula química Al2SiO5. É assim denominada em homenagem a Benjamin Silliman, e foi descrita pela primeira vez em 1824.
Possui tetraedros de Al com número de coordenação 4 intercalados com tetraedros de Si. Apresenta clivagem perfeita em {010}, gravidade específica de 3,23 e dureza entre 6 e 7 dependendo da direção.
Sillimanite é também o único alumino-silicato que se sabe que ocorre com o comportamento de olhos de gato. O chatoyancy do olho de gato é um fenômeno óptico extremamente raro que se sabe que ocorre em apenas um punhado de materiais de qualidade gem. É um traço notável que é altamente avaliado e procurado por ambos os colecionadores de jóias e designers de jóias. Nas gemas do olho de gato, a luz reflete de tal forma que, quando uma gema é devidamente orientada e vista sob iluminação forte, uma reflexão de luz que lembra o olho cortado do gato parece flutuar ou deslizar pela superfície da pedra. O reflexo do olho do gato é devido a inclusões fibrosas tipo agulha perfeitamente alinhadas em padrões paralelos. Sillimanite de olho de gato fibrosopodem exibir uma torção óbvia de cachos fibrosos, muitas vezes sem a necessidade de ampliação. Esta variedade fibrosa de sillimanite pode ser comercializada como "fibrolite", embora não seja um nome comercial comumente usado, exceto por colecionadores.
Devido à sua resiliência e resistência notáveis ao calor elevado e à corrosão química, a sillimanite é um material ideal para o comércio de jóias e gemas, bem como de vários usos industriais. Durante muitos anos, o sillimanite foi um material freqüentemente usado para a fabricação de ferramentas por nativos americanos. Uma vez que o sillimanite é bastante duro e durável, é um excelente material a ser usado para moldar outros materiais; e devido à sua capacidade de manter a sua força, mesmo a temperaturas muito elevadas, o sillimanite é um material ideal para refratários de alumina, embora outros materiais menos dispendiosos, como dumortierite e a mullite (porcelainita) geralmente são favorecidas para a produção comercial em massa, porque a sillimanite de boa qualidade vem a um preço muito maior. Além do uso de sillimanite para a produção de tijolos de alumina, cimento, cerâmica e porcelana fina, a sillimanite também é utilizada para a fundição de aço e ferro, bem como a fabricação de vidro de resistência industrial.
É um dos polimorfos de aluminossilicato, juntamente com a cianite e andalusite.
É um mineral indicador de metamorfismo regional, encontrado em rochas que sofreram deformação em altas pressões e alta temperatura.
Descoberta em 1824, ela honra o nome do geologo americano Benjamin Silliman (1779-1864). Ela é também chamada fibrilita para suas variedades azuis ou violetas. Ela é conhecida desde a pré-historia, ela era utilizada para fabricar utensilios cortantes.Existe uma variedade chatoiante castanho violaceo. A sillimanita é polimorfa com a cianita e a andaluzita, ela tem a mesma composição quimica mas a forma de seus cristais é diferente.
Encontrada na Tanzânia (Arusha), no Brasil (Goias), na Australia (Tasmânia, Queensland), na China (Manchourie), nos Estados Unidos no Alasca (Port Clarence), no Novo Hampshire, Connecticut, Pensilvânia, Nova Jersey, Carolina do Norte, Colorado, assim como à Mogok, na Birmânia e na India.
Sillimanite ocorre em cores muito semelhantes a uma variedade de outros minerais de pedras preciosas. No entanto, é muito singular em relação aos seus polimorfos relacionados de andaluz e cianite. A Andaluzia exibe um forte tricroísmo e o sillimanite raramente ocorre em azul como a cianita. A dureza do Sillimanite é semelhante à do quartzo e da granada, de modo que pode ser difícil distinguir com base em testes de riscos sozinhos. No entanto, com as propriedades gemológicas combinadas de dureza, fratura, tenacidade, densidade e índice de refração, a sillimanite pode ser facilmente identificada usando equipamentos básicos de laboratório. Escapolito do olho de gatopode ser confundido com a sillimanite do olho de gato, mas a sillimanite normalmente exibe uma forte tonalidade púrpura, enquanto que a escapolita tipicamente é mais esverdeada para a cor cinza ou marrom. Em comparação com o escapolito, o sillimanite é significativamente mais difícil; A escapolita tem uma pontuação de apenas 5,5 para 6 na escala Mohs. Quando comparado com outras gemas de olho de gato, a conversibilidade da silenciana é bastante pronunciada, com espécimes de boa qualidade que exibem olhos afiados e distintos, mesmo quando vistos sob fontes de luz fracas ou indiretas.
O Sillimanita geralmente é mais popular entre os colecionadores do que os curandeiros de cristal e os conselheiros de gemas metafísicas. Não é um birthstone oficial, nem tem associações astrológicas como muitas outras gemas populares no mercado hoje. No entanto, há lendas e crenças em torno da sillimanite, mas a maioria está associada com o olho do gato ou variedade fibrosa de sillimanite. Espera-se que o Sillimanite estimule a produção de endorfinas naturais responsáveis pelo prazer, por isso é pensado como um cristal "sentir-se bem". Mesmo pensou em ajudar aqueles que estão presos em suas vidas com tarefas e rotinas diárias, aumentando as vibrações de energia que o ajudam a se concentrar nas coisas mais importantes na vida. Para as energias do chakra,
Em geral, gemas de olho de gato podem ser usadas como pedras para olhar para o passado, bem como para uma visão do futuro. Para aqueles que usam gemas de olho de gato, acredita-se que o olho é protetor e atua como um símbolo do passado, presente e futuro. Os olhos de gato também são considerados benéficos para aqueles com problemas de saúde relacionados ao olho. Se usado e usado corretamente, é dito para ajudar a aliviar os problemas com glaucoma, catarata e problemas de visão, tais como a proximidade ou visão noturna.
Na antiguidade, bem como na Idade Média, as pessoas acreditavam que o cosmos se refletia em pedras preciosas. O movimento esotérico reviveu a crença antiga e a indústria da gema tornou outra ferramenta de marketing para promover certas gemas. Embora os poderes de cura das gemas continuem a ser uma questão controversa, tem sido mencionado há séculos por curandeiros, xamãs e remédios de várias culturas. Seja um fato ou um efeito placebo, isso realmente não importa, desde que ele ajude aqueles que precisam e acreditam nisso. A melhor prática para aqueles que usam pedras preciosas para cicatrização de cristal e metafísica é usar as jóias de pedras preciosas ou de pedras preciosas para que ele esteja em contato direto com a pele, especialmente perto das partes com problemas ou feridos do corpo.
Disclaimer: Poderes e propriedades de cura de cristal metafísicos e alternativos não devem ser tomados como conselhos confirmados.Esta informação não é para substituir o conselho de seu médico. Se você tiver alguma condição médica, consulte um médico licenciado.
Sillimanite é uma pedra preciosa bastante rara, e ainda mais raro quando se trata de jóias. O sillimanite com facetas e transparências é especialmente raro, mas com sua dureza decente, é perfeitamente adequado para a maioria dos projetos de jóias, seja um anel de desgaste diário ou como um design de jóias de moda ocasionalmente usado. Devido à sua raridade, você provavelmente não encontrará gemas de sillimanite ou jóias de sillimanite em sua joalheria local. Os compradores que procuram sillimanite de qualidade precisarão procurar sillimanite através de revendedores onlineque se especializam em pedras coloridas. Pedras preciosas de Sillimanite podem fazer jóias requintadas, particularmente a variedade de olho de gato do sillimanite, que é ideal para anéis e outros projetos que permitem que a luz golpeie a jóia diretamente. Os anéis mostrarão a sua forte mobilidade melhor do que os brincos, já que esses desenhos tendem a acender a luz mais, enquanto que os pingentes de colar podem estar escondidos com o cabelo ou a roupa quando usados. No entanto, a sillimanite exibe um nível bastante forte de tendência, semelhante ao crisoberilo, por isso, mesmo quando exposto a iluminação indireta, o sillimanite de olho de gato fino pode refletir um olho de gato. O sillimanite encaracolado parece requintado em todas as configurações, e quando cortado corretamente, o sillimanite pode exibir excelentes reflexões; brilho brilhante, vívido e atraente que desafia até mesmo a melhor safira e o chrysoberilo dourado.
Nota: compre sempre gemas coloridas por tamanho de milímetro e não por quilates de peso. As pedras coloridas podem variar enormemente em relação à relação tamanho / peso . Algumas pedras são muitas vezes muito maiores, enquanto outros tipos de pedras podem ser muito menores em tamanho quando comparados a um diamante com o mesmo peso em quilates.
Sillimanite é bastante durável com uma dureza semelhante à do quartzo. No entanto, com sua clivagem perfeita, fratura irregular e tenacidade frágil, pode ser um pouco propenso a lascar, se não for considerado quando usado como jóia. Uma vez que o sillimanite costuma ser cortado em cabochon, isso normalmente não é muito preocupante, mas quando facetada, a sillimanite pode se desgastar ao longo das bordas. Para limpar suas pedras preciosas e jóias de sillimanite, recomenda-se que apenas uma água com sabão simples e um pano macio sejam usados. Certifique-se de enxaguar bem as pedras preciosas para remover os resíduos de sabão e, durante a limpeza, é melhor evitar o uso de produtos químicos ou produtos de limpeza agressivos, como lixívia ou amônia. Tal como acontece com todas as pedras coloridas, é melhor evitar limpadores de ultra-sons e vapores, pois podem danificar a cor, ou mesmo causar a fratura da pedra.
Sempre retire as jóias antes de se exercitar, praticar esportes ou se envolver em tarefas domésticas, como jardinagem ou lavagem de pratos. Armazene gemas de sillimanite longe de outras gemas e jóias para evitar arranhões e fraturas. É melhor embrulhar suas pedras preciosas em um pano macio ou colocá-las dentro de uma caixa de jóias revestida de tecido para proteção extra.
Albita , Berilo , Cristal-De-Rocha , Jeremejewita , Ortoclasio , Pelatita , Fenacita , Polucita
Cor principal : branco
Outras cores : azul, castanho, cinza, amarelo, verde, violeta
Cor do traço : branco
Brilho : vitreo
Dureza : 6.5 à 7.5
Densidade : 3.23 à 3.28
Clivagem : perfeito
Fratura : irregular (sobre a fratura, presença de partes planas alongadas)
Transparência : transparente (a variedade chatoiante é opaca)
Refringência : 1.655 - 1.684
Birrefringência : 0.014 (Nitida, bi-eixo positivo)
Dublagem : sim
Dispersão : 0,015 (0.010)
Pleocroismo : forte
Numero de cores : 2 (Incolor, colorido)
Espectro de absorção : 462 - 441 - 410
Fluorescência : variavel (Por vêzes amarelo- alaranjado)
Sistema cristalino : ortorrômbico
Para conhecer sobre outras pedras clik aqui
fonte: CristaisdeCurvelo - www.cristaisdecurvelo.com.br - SILIMANITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral
A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.