Dendrita Calcedônia
A Dendrita é uma ramificação que cresce dentro da pedra, semelhante a um galho de árvore com folhagem. É uma ocorrência raríssima.
Esta formação se deu em milhares de anos e é o que torna a pedra tão rara. É possível encontrar dendritas em diversos minerais como opala, quartzo rosa e calcitas, mas o mais comum é no cristal. Nesses casos, a nitidez da cristalização do quartzo torna a pedra ainda mais valiosa.
A Dendrita é um cristal que tem uma formação de ramificações internas, parecendo uma árvore! Como mencionado, as pessoas comumente a confundem com fósseis, mas na verdade, não são. Elas podem ser consideradas pseudofósseis porque a natureza se encarrega de depositar soluções minerais nas fissuras do cristal, resultando em formações com um aspecto muito orgânico.
Elas se formam quando a água (rica em manganês e ferro) passa pela rocha e deposita esses elementos químicos nas rachaduras, que, com o tempo, criam as mais variadas formas. A dendrita tem uma forma especialmente tridimensional. A solidificação dendrítica é uma das formas mais comuns de solidificação de metais e ligas. Quando os materiais cristalizam ou solidificam sob certas condições, eles congelam de maneira instável, resultando em formas dendríticas. Os cientistas estão particularmente interessados no tamanho, forma e interação dos ramos dos dendritos, pois essas características determinam em grande parte as propriedades do material.
Nem sempre as dendritas se formam em cristais; pode acontecer de formarem em jaspe também. Quando é encontrada em ágata, pode ser chamada de “ágata musgosa” ou “ágata dendrítica”. Nos grandes museus do mundo, há muitos e singulares exemplos da beleza dessa pedra. Na Alemanha, por exemplo, existe um dendrito de 160 milhões de anos.
A Calcedônia Dendrítica pode ser usada no campo do chakra da garganta. Em comparação com a última, ela proporciona mais força ao seu usuário. Ajuda em problemas pulmonares, como pneumonia, e pode ser um auxílio para fumantes que desejam parar. (Trecho do "Tesouros da Terra" originais por Madeleine Ponert e Daniel Amthauer)
A Dendrita Calcedônia promove o pensamento claro e preciso. Do ponto de vista psicológico, esta pedra jovial facilita a aproximação amigável de outras pessoas e promove a interação tolerante e sem julgamentos, além de ajudar a processar memórias. Esta pedra é útil quando o indivíduo se encontra sob pressão ou ataque, na medida em que facilita uma comunicação calma, mantendo-o relaxado.
A Calcedônia Dendrítica e a saúde
A calcedônia dendrítica é útil para doenças crônicas, nas quais deve ser utilizada durante longos períodos. Ela fortalece o sistema imunológico, melhora a assimilação do cobre no corpo, desintoxica o fígado, cura inflamações nos órgãos genitais femininos, trata as aftas e problemas associados ao hábito de fumar.