Características Principais
- Cor: Branco, róseo, acastanhado.
- Composição química: Sulfato hidratado de cálcio (gesso) ou carbonato de cálcio (calcite).
- Tipo: Pedra que encoraja gentileza, ternura e amor. Conhecida por suas propriedades de limpeza.
- Chacras: Primeiro e terceiro.
Tipos de Alabastro
A designação **Alabastro** (às vezes chamado de **espato acetinado**) se refere a dois minerais distintos: o **gesso** e a **calcite**. O alabastro atual é feito de gesso, enquanto o dos antigos era de calcite.
Eles são facilmente distinguíveis pela dureza:
- Alabastro de gesso: É macio, com dureza de 1,5 a 2 na escala de Mohs, podendo ser riscado com a unha.
- Alabastro de calcite: É mais duro, com dureza 3, e não pode ser riscado com a unha, mas cede a uma faca. Além disso, reage e efervesce com ácido clorídrico.
No comércio, também se chama alabastro a uma variedade de mármore translúcida, que se distingue pela dureza maior (3 na escala de Mohs), não sendo riscada pela unha.
Usos e Propriedades
O alabastro é uma variedade maciça e translúcida de gipsita (gesso), geralmente branca, com manchas claras e alongadas. Por sua baixa dureza, é facilmente esculpida e polida, sendo muito utilizada na produção de objetos ornamentais.
Em termos de propriedades energéticas, o alabastro é benéfico para o corpo, especialmente para o sangue, a pele e órgãos de limpeza como os rins. Ele também encoraja a gentileza, a ternura, o amor e a arte de ouvir, atuando como uma pedra de limpeza.