Características e Propriedades
- Tipo: Pedra de pensamento, bem-estar e tranquilizadora.
- Grupo: Feldspato de potássio (Microclina).
- Dureza: 6 - 6,5 na escala de Mohs.
- Coloração: Verde, verde-azulada, com veios brancos. Varia de opaca a transparente.
- Locais de Origem: Brasil (principalmente Minas Gerais), EUA (Pike's Peak, Colorado), Madagascar e Rússia.
- Composição Química: $KAlSi_3O_8$ (Silicato de potássio e alumínio).
Efeitos Terapêuticos
A **Amazonita** é uma pedra conhecida por seus efeitos calmantes e curativos, tanto para o corpo quanto para a mente.
- Para o Corpo: Funciona contra dores no peito, costas e nuca, aliviando espasmos e contrações musculares. É especialmente eficaz para diminuir dores de cabeça crônicas e enxaqueca.
- Para a Psique: Traz vitalidade, força para viver e induz a um sono mais profundo e repousante. Ela promove a tolerância, a paciência e ajuda a liberar sentimentos de avareza, egoísmo e cobiça. Em meditação, ativa a criatividade e o potencial artístico.
História e Curiosidades
Seu nome deriva do rio Amazonas, onde se acreditava que as primeiras amostras haviam sido encontradas, embora a ocorrência de feldspato verde na região seja duvidosa. Na cultura de povos indígenas, a Amazonita é uma pedra sagrada, utilizada para adornos e cura.
A coloração verde-azulada da Amazonita é resultado de vestígios de chumbo e água na sua composição, que sofrem irradiação natural.
Usos e Formas
Devido à sua beleza, a Amazonita é uma pedra ornamental popular, muito usada em joias e estatuária. Por ser um mineral não translúcido, a lapidação em **cabochão** é a forma preferida para realçar sua beleza. Pode ser encontrada em diversas formas, como pedra bruta, lapidada, pêndulo, esferas, ovos e pingentes.
Compatibilidade
- Signos: Virgem e Aquário.
- Profissões: Artista e Estudante.
- Chacras: Quinto (Laríngeo).