CLORITA - Aprenda Mais Sobre Este Mineral

Grupo de cristais de quartzo com inclusões de clorita

Clorita no Quartzo

A clorita no quartzo é uma espécie de lodolita de quartzo muito apreciada em diversos países, principalmente a China, maior apreciador deste tipo de inclusão. Os principais garimpos deste mineral raro são na região de Curvelo, Corinto, Diamantina, Inimutaba e região, englobando toda a área produtora de quartzo cristalino. Em nossa região se conhece como "Verde", "Lodo Verde" e diversos outros nomes, e também sua classificação como "verde extra", "bagulho", "bagulhão" e "rola verde". (Nome popular entre os garimpeiros e compradores para este mineral). Esta pedra, após lapidada como joia, se distingue das demais pela alta transparência do cristal que destaca o lodo verde, que aumenta as suas inclusões como se fosse uma espécie de lente de aumento. Poderosa combinação de Quartzo límpido com Clorita. É um dos cristais mais potentes para a cura física. Juntos, trabalham na purificação e na limpeza da aura, dos chacras e dos meridianos. Pode ser usado inclusive para limpeza do ambiente. Dissipa a energia negativa, alivia a raiva, irritação e a frustração. Ajuda a reconhecer a causa do problema e como resolvê-lo. Libera bloqueios e resistência permitindo perdoar, libertar-se e seguir em frente. O Quartzo Clorite é considerado um dos melhores tônicos tanto para o corpo sutil como para o denso. Pode surgir como inclusões ou como camadas no Quartzo.

O Quartzo Clorite tem uma potência energética elevada e ajuda-nos a uma conexão direta e forte com a energia da Terra. Talvez também pela aproximação química da Clorite à família das argilas. Estes Cristais são lindíssimos e quando a Clorite ocorre como Fantasma no Quartzo desenha, muitas vezes, vastas paisagens verdes.

A Clorita é um dos Cristais mais benéficos na Cura e estando presente no Quartzo, as suas propriedades podem ser programadas e dirigidas para onde pretendemos. A Clorita pode ser transportada no bolso, usada numa joia, colocada num compartimento e até para obter um elixir, os seus efeitos provocam ambientes e disposições alegres e descomplicadas.

É muito utilizada como purificante e para limpar a Aura, os Chakras e os meridianos. Ela ataca a energia da raiva, hostilidade, exasperação e frustração dissipando-as, ao mesmo tempo que as substitui por energia positiva de alta vibração. Atua também na presença de ataques psíquicos.

Amostra de mineral de clorita com quartzo

Clorita Mineral

Ocorre na combinação quartzo, albite, sericite, granada de xistos pelíticos. (Popularmente região de MG Curvelo conhecido com Lodo Verde)

As clorites (do grego chloros, que significa "verde", em alusão à sua cor), constituem um grupo de minerais filossilicatos. Podem ser descritas pelos seguintes quatro extremos baseados na sua química através da substituição dos seguintes quatro elementos na estrutura cristalina: Mg, Fe, Ni e Mn.

Clinocloro: (Mg5Al)(AlSi3)O10(OH)8

Chamosite: (Fe5Al)(AlSi3)O10(OH)8

Nimite: (Ni5Al)(AlSi3)O10(OH)8

Pennantite: (Mn,Al)6(Si,Al)4O10(OH)8

Além destas, conhecem-se ainda espécies de zinco, lítio e cálcio. A grande variação nas composições resulta em variações consideráveis das propriedades físicas, ópticas e de difração de raios X. De igual modo, a variação nas composições químicas permite aos minerais do grupo da clorite existirem sob uma grande variedade de condições de pressão e temperatura. Por esta razão, os minerais cloríticos são ubíquos em rochas metamórficas de baixa e média temperatura, algumas rochas ígneas, rochas hidrotermais e sedimentos enterrados a grandes profundidades.

Estrutura da Clorita

A fórmula geral típica é: (Mg,Fe)3(Si,Al)4O10(OH)2·(Mg,Fe)3(OH)6. Esta fórmula enfatiza a estrutura do grupo.

As clorites têm uma estrutura em sanduíche 2:1 (camada sanduíche 2:1 = tetraédrica-octaédrica-tetraédrica = t-o-t...). Ao contrário de outros minerais argilosos, nas clorites o espaço entre as camadas (o espaço entre cada sanduíche 2:1 ocupado por um catião) é composto por (Mg2+, Fe3+)(OH)6. Esta unidade (Mg2+, Fe3+)(OH)6 é geralmente designada como camada tipo brucite, devido à sua grande semelhança com o mineral brucite (Mg(OH)2). Assim, a estrutura da clorite é representada como segue: -t-o-t-brucite-t-o-t-brucite…

Uma classificação mais antiga, dividia as clorites em dois subgrupos: as ortoclorites e as leptoclorites. Estes termos são raramente usados e o prefixo orto- é algo enganador uma vez que o sistema cristalino da clorite é o monoclínico e não o ortorrômbico.

Ocorrência

A clorite é geralmente encontrada em rochas ígneas como produto da alteração de minerais máficos como a piroxena, anfibola e biotite. Trata-se de um mineral associado a depósitos minerais hidrotermais e ocorre muitas vezes associada a epídoto, sericite, adulária e minerais de sulfureto. Neste tipo de ambiente a clorite pode ser um mineral produzido por alteração metamórfica retrógrada de minerais ferromagnesianos, ou pode estar presente como produto de metassomatismo através da adição de Fe, Mg ou outros compostos à massa rochosa.

A clorite é também um mineral metamórfico comum, geralmente indicativo de metamorfismo de baixa intensidade. É a espécie-diagnóstico da fácies zeolítica e da fácies inferior dos xistos verdes. Ocorre na combinação quartzo, albite, sericite, clorite, granada de xistos pelíticos.

Nas rochas ultramáficas, o metamorfismo pode também produzir clorite (predominantemente clinocloro) em associação com talco. Experiências indicam que a clorite pode ser estável em peridotitos do manto terrestre acima da litosfera oceânica arrastada para baixo por subducção, podendo mesmo estar presente no volume do manto a partir do qual os magmas dos arcos insulares são gerados.

Sobre a loja

A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Cristiana Oliveira do Nascimento - CNPJ: 42.553.872/0001-27 © Todos os direitos reservados. 2025