ERITRITA
A Eritrita fortalece a energia essencial em qualquer nível, seja na coluna vertebral, no corpo, no corpo de luz ou no planeta. Do ponto de vista psicológico, ela oferece a confiança, a certeza e o poder pessoal que resultam de uma segurança inquebrantável na própria força interior. A Eritrita também fortalece o coração físico e os laços de amor, unindo as pessoas com compaixão amorosa.
Cura: Útil para fortalecer a medula óssea, as células sanguíneas e as estruturas celulares principais, e para combater problemas de pele.
A eritrita, às vezes chamada de flor de cobalto, é um mineral do grupo dos arseniatos. Quimicamente é um arseniato de cobalto hidratado, que está sempre presente como pequenos cristais aciculares de uma característica cor vermelho carmim.
É a extremidade com cobalto em uma série de solução sólida de arseniatos minerais de cobalto e níquel (Co, Ni)₃(AsO₄)₂·8H₂O, em que a anabergita é a outra extremidade com níquel: Ni₃(AsO₄)₂·8H₂O.
A eritrita foi descrita pela primeira vez pelo geólogo francês François Beudant em 1832 por uma ocorrência em Grube Daniel, Schneeberg, Saxônia, e tem o seu nome do grego "έρυθρος" (erythros), que significa vermelho. Historicamente, a própria eritrina não tem sido um mineral de importância econômica, mas os prospectores poderiam usá-la como um guia para o cobalto e prata nativa associados.
Localização e extração
Nunca teve importância econômica, mas geólogos garimpeiros a procuravam, uma vez que parece sempre associada a depósitos de prata e cobalto, e sua cor intensa ajudou a encontrar estes minerais. Um uso menor que foi dado no passado era para colorir o vidro das janelas.
Na Saxônia (Alemanha) obtiveram amostras muito finas. Ela ocorre em todo o mundo, mas os cristais são maiores em Talmessi (Irã) e Bou Azzer (Marrocos).
Propriedades Físicas e Químicas
- Fórmula Química: Co₃(AsO₄)₂·8H₂O
- Composição: Arseniato de cobalto hidratado. 41,5% Co₂O₃, 33,4% As₂O₅, 24,0% H₂O
- Cristalografia: Monoclínico
- Classe: Prismática
- Propriedades Ópticas: Biaxial positivo
- Hábito: Prismático (estriado), globular, riniforme.
- Clivagem: Perfeita (010)
- Dureza: 1,5 - 2,5
- Densidade relativa: 3,0 - 3,1
- Fratura: Conchoídal
- Brilho: Perláceo a lustroso
- Cor: Roxo, violeta, magenta, fúcsia
- Associação: Associada a minerais de cobalto.
- Propriedades Diagnósticas: Odor característico de arsênio quando aquecido, solúvel em HCl, associação mineral.
- Ocorrência: Mineral de origem secundária, encontrado nas porções superiores depósitos de minerais de cobalto
- Usos: Fonte de cobalto.