O mineral Goethita deve o seu nome ao grande poeta alemão Goethe. Goethe era um grande colecionador de minerais e um conhecedor de geologia. Alyumogetit, mezabit, chilenit - são nomes de variedades do mineral. A Goethita tem um marrom claro e marrom escuro. Em placas finas, a goethita é translúcida, com tonalidade vermelha escura. A Goethita pode ser facilmente dissolvida em ácido. Este mineral brilha como um diamante, mas às vezes é possível encontrar um mineral com brilho de seda. Os principais depósitos de goethita são encontrados no México, EUA, Inglaterra. Na superfície de Marte, também foi encontrado este mineral.
Propriedades medicinais e mágicas da Goethita
Propriedades medicinais
Argumenta-se que a goethita é capaz de eliminar a falta de ferro no sangue. Acredita-se também que a goethita poderia curar hidropisia se usada em uma pulseira de prata. E se você colocar uma pedra no lugar onde houve uma distensão muscular, ela irá remover a dor aguda.
Ajuda no treinamento físico com pesos. Facilita o tratamento da epilepsia, da anemia e da menorragia; é benéfica para os ouvidos, o nariz, a garganta, o tubo digestivo, as veias, o esôfago e a medula óssea.
Propriedades mágicas
Os magos negros e necromantes acreditam que este mineral é a sua pedra. A Goethita é considerada um servo fiel da antiga deusa Hecate. A Goethita é eficaz durante a 'lua escura', que é o momento em que não se pode ver a lua no céu (antes da lua nova).
E se você combinar a goethita com ágata preta e hematita, é possível viajar astralmente para o mundo das almas que partiram, recrutar um assistente entre elas e, em seguida, usar seu conhecimento do outro mundo em rituais de magia e feitiçaria.
Acredita-se também que a alma da pessoa falecida não pode recusar-se a tirar vantagem da energia da goethita. Isso explica por que a alma está pronta para cumprir absolutamente qualquer ordem do dono da goethita, apenas para tocar o mineral. Mas, geralmente, os magos apenas prometem às almas dos mortos que tocarão na energia do mineral, o que os magos nunca permitem. Afinal, magos e feiticeiros sabem que se a energia da pedra e as energias dos mortos se juntarem, eles incorrem em certa morte e tormento póstumo eterno.
Mas não apenas os magos, feiticeiros e necromantes se beneficiam deste mineral. Uma pessoa que não está associada à magia, se tornar a proprietária do mineral, pode contar com ele para proteção contra ataques mágicos. A goethita também irá dissipar as maquinações de inimigos e ajudar a lidar com a energia negativa.
A Goethita começa a ajudar se o proprietário fizer um contrato com ela da seguinte forma: na véspera da lua nova, o mineral deve ser colocado em um pequeno pedaço de tecido de seda roxo, acender velas vermelhas, verdes e brancas, estender os braços sobre a goethita, e mentalmente pedir a ajuda da pedra, mas deve estar totalmente relaxado. E se o proprietário não está relacionado com a magia, é justo falar sobre esta pedra, e jurar que ele, sob quaisquer circunstâncias, nunca usará o poder do mineral para adivinhação, feitiçaria ou magia negra.
Os magos devem se lembrar que, se eles começarem a usar as propriedades da goethita, a pedra nunca ajudará em outras formas de magia, exceto a magia negra. E nem espere que a pedra seja capaz de avaliar as boas intenções do homem. Observe também que a pedra é capaz de transformar qualquer boa ação em benefício de Hecate. Por exemplo, a pedra, é claro, ajudará uma pessoa a prever o futuro, mas sim o futuro de alguém doente, e tudo isso será uma contribuição para a mesma goethita. Arianos, Leoninos e Sagitarianos não devem usar o poder deste mineral, pois não é aconselhável astrologicamente. Para os outros signos do zodíaco, há restrições ao usar esta pedra. Talismãs e amuletos com goethita podem ajudar o proprietário a se sentir forte, confiante e corajoso. Ela pode ajudar a subir a escada da carreira e atrair riqueza material.
Características químicas e físicas
A goethita ou goetite é um mineral de óxido de ferro, com fórmula química FeO(OH), que pode ocorrer em vários tons de castanho, laranja, amarelo e vermelho, ainda que a sua risca se mantenha sempre. É opaco e tem brilho adamantino.
Este mineral aparece sob a forma de um agregado cristalino fibroso. É muito dificilmente riscado pelo estilete, o que corresponde a uma dureza entre 5,0 e 5,5. Tem clivagem perfeita e fratura desigual, é denso (4,28) e quebradiço. A goethita tem um aspecto estriado e áspero.
- Fórmula Química: FeO (OH)
- Composição: Óxido de ferro hidratado. 90,0% de Fe2O3, 10,0% de H2O
- Cristalografia: Ortorrômbico
- Classe: Bipiramidal rômbica
- Propriedades Ópticas: Uniaxial negativo, negativo
- Hábito: Prismático, fibroso, maciço, radial, estalactítico
- Clivagem: Perfeita (010)
- Dureza: 5 - 5,5
- Densidade relativa: 3,3 - 4,3
- Fratura: Ausente
- Brilho: Adamantino a submetálico
- Cor: Vermelho, preto, amarelo, marrom
- Associação: Associada a limonita, hematita, pirita, gibsita, caulinita.
- Propriedades Diagnósticas: Estrias longitudinais, cor de traço amarelo, solúvel em HCl.
- Ocorrência: Ocorre associada ao quartzo, por alteração de sulfetos como pirita; inclusões em hematita, limonita e micas. Em parte, é formado a partir de limonita.
- Usos: Fonte de ferro, pigmentos.