Pedra de garimpo extraído diretamente da natureza, não foi feita em laboratório por mãos humanas.
O Jaspe é um quartzo microcristalino, pequenas estruturas granulares, sempre que contém substâncias estranhas, por vezes, em uma proporção de 20%, por isso a grande variedade de Jaspe, se forma secundariamente penetrando a solução original do ácido silícico em rochas argilosas ou areniscas, ou misturado com partículas em suspensão, ao solidificar-se o ácido silícico e ao transformar-se em quartzo as pequenas partículas de arenisca ficam presas na Jaspe, formando sua coloração, desenhos e brilho. O Jaspe é um mineral opaco (sem transparência), uma variação impura do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. Quebra deixando uma superfície lisa, que é usada para a ornamentação, a dureza fica entre 7,5 a 8,5 na escala de Mohs tem brilho graxo e alguns furos de bolha de sua formação o que distingue esta pedra. Pode ser lustrado, e é usado para vasos, selos, e em caixas de rapé. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido.
O Jaspe Vermelho é conhecido como a pedra de proteção, simboliza a força física e a força de vontade, assim, é usado também como pedra de poder. A Jaspe Vermelho é uma pedra poderosa que simboliza força e vitalidade. Quando bem utilizada, essa pedra é capaz de trazer tranquilidade, graça e beleza a seus utilizadores, dá apoio em momentos difíceis e unifica todos os aspectos da vida. Proporciona harmonia entre o corpo e a mente; auxilia na compreensão do matrimônio, profissão e amizade.
O Jaspe Vermelho tem sido utilizado desde sempre pela sua energia de proteção, as suas propriedades terapêuticas e força espiritual. No Antigo Egito usava-se como amuleto de proteção, na Europa Medieval como protetor das colheitas. Em algumas tribos índias da América do Norte, era utilizado nos rituais de chuva. No misticismo Judaico, acredita-se que foi a primeira pedra a ser colocada na construção de Jerusalém. Na Venezuela existe uma grande extensão de Jaspe Vermelho que forma parte do chão de uma piscina natural.
Utilizar por longos períodos de tempo pois demora, essa pedra age lentamente. Esta pedra é utilizada diferente das outras já que não atua no corpo, a única maneira de ver suas propriedades magníficas é preparando-a como um elixir ou água carregada com este jaspe.
Signo: Áries, Touro e Virgem
Chakra: Chakras inferiores ou raiz
Planeta: Marte
Profissão: Policiais, Seguranças e Terapeutas
Recomendado para pessoas muito espirituais que têm tendência à falta de enraizamento.
Na recuperação de uma doença ou operação, o uso regular de uma joia de Jaspe Vermelho em contato com o corpo, ajuda a recarregar a energia vital.
Quando estamos sobrecarregados, podemos usá-la para focar em uma coisa de cada vez. É indicado utilizá-la na meditação: enquanto medita e visualiza que está transferindo seus problemas para ela.
Nos chakras, a Jaspe é indicada no chakra sacro. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade.
Dureza: 7,5 a 8 Mohs
Composição química: Polimorfo de SiO2
Coloração: É um cristal opaco e vermelho de cor intensa, por vezes com estrias negras, cinzas ou brancas.
Sistema Cristalino: Trigonal.
Princípio de Formação: Secundário.
Classe Mineral: Óxidos, grupo dos quartzos
Garimpos origem ou extração de Jaspe
Jaspes podem ser encontrados na França (Poitou, Vosges)..., na Australia, no Brasil, no Canada, no Egito, nos Estados Unidos, na India, no Casaquistão, na Republica do Malgaxe, na Russia, no Uruguai, em Madagascar e Venezuela
As pedras são extraídas do solo, nas minas encontradas em diferentes regiões. Ao serem retiradas encontram-se cobertas com terra e com incrustações decorrentes dos muitos anos que estão depositadas. Atualmente existem diversas maneiras que as pedras são vendidas: naturais, tingidas, polidas ou brutas, serradas de formas diferentes, dependendo do mercado alvo. Para a comercialização de pedras vendidas de forma natural, o processo mais utilizado para a finalização do produto, passam pelo processo descrito abaixo. Ao chegarem do garimpo, as pedras são descarregadas e cortadas, dependendo do destino final, podendo ser cortadas em chapas, porta-jóias ou objetos de ornamentação diversos. Após o corte, que é realizado em máquinas específicas, com água e óleo, é feita a lavagem, também utilizando água e detergente, e dependendo do grau de sujeira, pode ser utilizado soda cáustica, uma vez que na seção de corte, uma pequena fração do óleo utilizado para lubrificação das máquinas, fica aderida na pedra. O passo seguinte é a lixação e polimento, finalizando com outra lavagem, utilizando ácidos inorgânicos, água e detergente. Uma pequena quantidade de minerais é lavada com ácido muriático -uma lavagem mais eficaz-, para remoção de total resíduo do processo. A conclusão do processo específico depende exclusivamente do modo pelo qual a pedra irá ser comercializada para o público alvo.
A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.