História da Pedra Talco, Sabão ou Esteatita
Muitas tribos norte-americanas e vikings faziam cachimbos de pedra-sabão para fumar tabaco, escavavam pedra-sabão diretamente da pedra matriz, manufaturavam panelas e as vendiam localmente e no exterior. Ainda a Pedra-sabão minada localmente era utilizada como pedra de túmulos no nordeste do estado da Geórgia, EUA, do século XIX, nas regiões de Dahlonega e Cleveland.

Já no Brasil, a matéria-prima ganhou protagonismo na arquitetura das cidades mineiras, desempenhando importante papel econômico, graças ao talento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), filho de uma escrava e um construtor português, que adotou o material em templos dos séculos 18 e 19. São de autoria dele, por exemplo, o projeto e as esculturas da igreja da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, que inclui pinturas de Manoel da Costa Athaide e é considerada uma obra-prima do barroco mineiro.
Cor da Pedra Talco, Sabão ou Esteatita
Pode ser encontrada nas cores verde-maçã, cinza, branco ou branco-prata. Translúcido. A pedra pode ter cores variando do cinza até o verde e a maleabilidade de sua superfície depende da temperatura e pressão feita sobre ela.

Gostou da Pedra Talco, Sabão ou Esteatita? Você pode ver mais fotos no link abaixo:
Crenças e Mitos, Esoterismo
Um rompimento de uma pedra, na região de Montanhas em Tochigi, local próximo de Tóquio, no Japão, está deixando a população que vive por lá preocupada, isso porque, segundo uma crença milenar, uma entidade maligna foi aprisionada dentro da pedra e agora que ela se rompeu, muitos creem que este espírito está à solta.
Efeitos Terapêuticos
Pode ser utilizado para acalmar a pele irritada e extra seca. Se aplicado em regiões secas do corpo como cotovelos e pés, protege e acalma a região.

Curiosidades da Pedra Talco, Sabão ou Esteatita
A pedra-sabão é um tipo de rocha de textura macia e bastante escorregadia, característica que lhe rendeu o nome. Seu outro nome de “pedra talco” lhe foi dado, pois esse é um dos principais minerais presentes em sua composição. Em alguns exemplares, é até possível visualizar uma fina camada desse talco (esteatita) sobre a rocha. Usada na construção do Cristo Redentor, com o intuito de valorizar os detalhes dos olhos e dedos, foram utilizados pedaços de pedras-sabão mais finas que nas demais partes. Algumas partes da estátua tiveram um tratamento especial. O coração do Cristo Redentor é a única parte interna da estátua revestida de pedra-sabão.
Indicações de Uso
Sendo um tipo de rocha facilmente moldável e resistente, a pedra-sabão é utilizada para fazer esculturas e construções. Além disso, sua facilidade em reter e distribuir o calor, faz dela um dos melhores materiais para confeccionar panelas e outras ferramentas de uso culinário.
Usa-se como ingrediente nas tintas, na cerâmica, na indústria da borracha, dos inseticidas, do papel, dos cosméticos e nos revestimentos de fundições, entre outros. Quando em forma de placas de algumas espessuras, para tampos de mesas de laboratório, quadros de comando elétricos e aparelhos sanitários.
Onde Encontrar
Formatos (Lapidações)
Em diversas formas e tamanhos, bruta, placas, utensílios domésticos, ornamentação e outros, depende a que está destinada. Compacto finamente granulado, fibroso, maciço. Forma grupos foliados e radiados. Os cristais são em escamas, pseudo-trigonais (contornos rômbicos) ou pseudo-hexagonais.