PIROPO - Aprenda Mais Sobre Este Mineral

Granada Piropo: Conheça o Rubi do Cabo

GRANADA PIROPO

Cristal de Granada Piropo

Piropo, ou Rubi do Cabo, é uma granada de cor vermelho-sangue, devido a seu conteúdo de ferro e cromo. A sua fórmula é Mg3Al2(SiO4)3. O magnésio pode ser substituído em parte por cálcio e/ou ferro ferroso (Fe2+). O piropo raramente possui inclusões, mas, quando presentes, estas se encontram em forma de cristais arredondados ou apresentam contorno irregular. Como todas as granadas, o piropo não possui clivagem, e a fratura é de subconcoide a irregular. O piropo é encontrado em rocha vulcânica e depósitos aluviais e pode, juntamente com outros minerais, indicar a presença de rochas portadoras de diamantes. As localizações de jazidas incluem Arizona, África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Myanmar, Escócia, Suíça e Tanzânia. Os exemplares transparentes são usados como gemas. Uma variedade importante de piropo - a rodolita, do grego 'a rosa' - é originária do condado de Macon na Carolina do Norte, é caracterizada pela cor violeta-vermelha e por constituir uma solução sólida de 2:1 entre piropo e almandina. A palavra piropo deriva do grego 'pyropos', significando flamejante. Os piropos suíço e sul-africano são pedras de vermelho mais claro do que as pedras da Boêmia, onde se utiliza o piropo na joalheria há mais de quinhentos anos.

Seu nome vem do grego "pyros" para fogo. A cor varia, a vermelha, mais ou menos voltada para a tonalidade castanha, sendo a mais procurada. Era chamada "carbunculo" que significa, vermelho como brasa, e a expressão "brilhante como carbunculo" foi muito utilizada por numerosos escritores. Foi também chamada de "granada de Boêmia" de onde eram provenientes as mais belas. A Rodolita é uma variedade intermediária entre o piropo e a almandina, mas mais próxima do piropo, de cor vermelha rosada, seu nome vindo do grego "rhodon" para rosa.

As granadas que mudam de cor são intermediárias entre o piropo e a espessartita e possuem a característica de mudar de cor conforme o tipo de iluminação à qual ela é atingida: luz "natural" ou artificial "à incandescência". A variedade "malaia", é de cor alaranjada em luz natural e se torna rosa firme na luz incandescente; elas foram descobertas nos anos 1990. A variedade "bequili", de Madagascar, é a única granada azul conhecida, azul à tendência verde à luz do dia, ela se torna rosa firme, quase vermelha exposta à luz incandescente. Esta mudança de cor devido ao vanádio é tão espetacular quanto a da alexandrita. Estas granadas "bequili" são muito procuradas por duas razões: são granadas azuis, uma raridade, e sua mudança de cor é tão espetacular quanto a da alexandrita. A umbalita é o nome de uma variedade que se situa entre a almandina e o piropo.

Pedaço de granada piropo

Local de Extração

Encontrava-se muito apreciada na Boêmia do século XIX, mas também na Áustria. Atualmente, as principais jazidas são na África do Sul, na Argentina, na Austrália, na Birmânia, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, em Madagascar, na Nigéria, na Rússia, na Tanzânia e, claro, na República Tcheca. As granadas com mudança de cor são provenientes principalmente da África: Madagascar, Quênia, Tanzânia.

Granada Piropo lapidada

Utilização na Joalheria

Elas estiveram entre as pedras preciosas mais utilizadas e usadas na Europa, servindo para realizar anéis, brincos, colares de pérolas em facetas, pingentes. A reputação das granadas da Boêmia tinha ultrapassado a extensão da Europa; elas eram também utilizadas nas artes decorativas associadas ao cristal da Boêmia. A reputação da granada da Boêmia atingiu seu auge no século XIX e, sobretudo, no final deste século, nos anos 1890, onde numerosas joias foram exportadas para o mundo inteiro. Esta reputação foi certamente reforçada pelas propriedades que lhe eram atribuídas: sorte e também de reduzir a dor. A notar que inúmeros piropos antigos não são lapidados com culatra, mas com uma base plana para montar em mosaico.

A granada é a pedra de aniversário do 2º ano de casamento.

Cuidado e Precaução no Cotidiano

Sua robustez e facilidade de manutenção fizeram dela uma pedra preciosa muito popular e acessível à classe média, enquanto os rubis, muito caros e raros, eram reservados às classes dirigentes e aos reis.

Litoterapia Cultural e Histórica

Ela seria uma pedra que induziria o "pensamento positivo", a força, a coragem, a paixão, a determinação. Ela teria um efeito benéfico sobre nossa força vital e os órgãos sexuais. Ela traria vitalidade e paixão amorosa.

Imitações e Tratamentos

Um vidro vermelho pode imitá-lo como os rubis e espinélios sintéticos. Existem também os dublets.

Gemas Aproximativas

  • Almandina
  • Grossularia
  • Rubi
  • Espinélio
  • Turmalina

Signos do zodíaco: Áries, Touro, Leão, Escorpião

Signo do zodíaco chinês: Rato

Mês: Janeiro

Sobre a loja

A Loja Sojóias veio pra atender uma lacuna de clientes exigentes que desejam estilo de joias finas com pedras ou similar mas com muito bom gosto e elegância.

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos
  • Site Seguro

Cristiana Oliveira do Nascimento - CNPJ: 42.553.872/0001-27 © Todos os direitos reservados. 2025